Friends are Welcome!!! Sejam Bem Vindos!

Galera é um prazer recebe-los em meu Blog. Espero que aqui vocês encontrem tudo que necessitam.
Pode entrar, e fiquem a vontade pois o Blog é de vocês!
Sigam-me no Twitter! Obrigado!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Importância da "Teoria da Comunicação"

Começando pela seguinte informação, de que não há “uma Teoria”, mas sim “diversas Teorias da Comunicação”. O conjunto das teorias americanas, todas dentro do quadro da sociologia da comunicação e que têm uma herança francesa por via de Gabriel Tarde, de Durkheim, foi levado aos Estados Unidos por europeus. Gente que mora nos Estados Unidos, mas que vem da Europa e que fundou um campo de pesquisa em comunicação de massa, The Mass Communication Research. Todos esses trabalhos se dão no quadro da sociologia e da psicologia, sociologia da comunicação, psicologia da comunicação, escola americana, sociologia funcionalista. Ora para atender a mercados, ora para atender a governos, saber sobre a composição e o comportamento das massas.
As teorias sobre a comunicação, de modo geral, vão substituindo umas às outras, e  tudo conflui para se chegar hoje à autonomia do campo comunicacional. Logo o campo da comunicação já tem uma autonomia de questionamento com relação à sociologia, à antropologia e à psicologia.
O campo comunicacional fala de um conjunto que já se constitui como um objeto teórico, enquanto a prática jornalística ou publicitária é uma prática recortada, que nem sempre recobre ou dá conta do que é efetivamente o objeto da ciência do saber comunicacional.
É possível afirmar que a Teoria da Comunicação procura sistematizar hipóteses e estudos sobre as experiências e as realizações de um comunicador ou de um grupo de comunicadores. Igualmente, é aceitável declarar que uma teoria da comunicação se ocupa da definição dos dispositivos que viabilizam e influenciam algumas etapas ou todas as etapas da ação de comunicar: da organização mental necessária para a transmissão de uma mensagem – incluindo aí a criação, a operação e a manutenção dos meios materiais (o corpo, câmeras, programas de computador, cadernos, livros etc.) que permitem a existência da dinâmica comunicacional.
A mesma é capaz de responder a perguntas como: para que serve? De que modo nos ajuda a refletir sobre nossa condição humana? De que modo nos ajudar a lucrar? Tornando uma informação em algo comum, ou seja, possibilitando a compreensão mútua e o estabelecimento de relações de interferências entre indivíduos e grupos, mediados ou influenciados por fatores diversos. Dando as ferramentas necessárias ao individuo, Eu, para envolver-se com ou destacar-se de uma determinada realidade noutra, ou seja, possibilitando processo que envolve a formação, a apresentação e a negociação de sentido é a base que permite a existência de todas as praticas sociais, a organização da família, o trabalho em grupo, a partilha de bens culturais, a criação de relações de poder e de cooperação.

Um comentário: