Percepção Visual
As percepções servem de base para nossa sociedade, pois são um ponto de partida para obtermos um conhecimento sobre o mundo que nos rodeia.
O mundo em que vivemos consiste em duas realidades...(Calma gente não é o Matrix) a sensorial de caráter individual; e a normativa que consiste na influência exercida pelos outros em nossa personalidade.
“Vemos as coisas não como elas são, mas como nós somos”.
O pensamento de Kant faz com que o processo da percepção ultrapasse o apenas Ver.
As mensagens visuais são expressas e recebidas a nível representacional – aquilo que se vê e se identifica com base no meio ambiente e na experiência; a nível abstrato e a nível simbólico.
Ou seja, as diferenças individuais, como a acuidade visual ou habilidades espaciais, também podem afetar a percepção visual. Há também outros fatores que podem influenciar a interpretação das coisas vistas, como a personalidade, estilos cognitivos, sexo, ocupação, idade, valores, atitudes, motivação, crenças, dentre outras.
Dando um toque publicitário, a percepção visual deve ser o complemento de uma idéia sugerida pelo autor da propaganda despertando em quem vê o desejo de possuir objeto. É o estimulo que o cérebro recebe para imaginar como o comercial seria completado se bem elaborado cria a necessidade de consumir.
Os consumidores tendem a perceber o objeto como o todo, e o cérebro da continuidade ao que está incompleto.
A percepção é a imagem mental que se forma com a ajuda das experiências e das necessidades. E o resultado de um processo de percepção é a interpretação das sensações.
A percepção é a imagem mental que se forma com a ajuda das experiências e das necessidades. E o resultado de um processo de percepção é a interpretação das sensações.